Título: | ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA | |||||||
Autor: |
FABIO VELOSO VICENTE DA SILVA |
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Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 13/JUL/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10114&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10114&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10114 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho teve como principal objetivo o estudo da
indústria automobilística
brasileira, relacionando o posicionamento estratégico
competitivo das empresas com a
formação de grupos estratégicos e o desempenho dos mesmos.
O período estudado
compreende os anos de 2001 a 2006, a amostra foi formada
por 20 empresas ligadas à
Abeiva - Associação Brasileira de Importadores Veículos
Automotores - e à Anfavea -
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores, e a análise foi baseada na
tipologia de Porter. Os resultados demonstraram que
empresas que apresentam melhores
desempenhos são as que optaram por uma das estratégias
genéricas propostas por Porter,
no caso a de Diferenciação; as empresas que obtiveram os
piores resultados foram as que
não apresentaram estratégia definida (stuck-in-the-middle).
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