Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TEXTO E IMAGEM: UM OLHAR SOBRE O LIVRO INFANTIL CONTEMPORANEO
Autor: BARBARA JANE NECYK
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052
Resumo:
A literatura infantil origina-se de uma tradição oral que, adaptada ao suporte impresso, ganha concretude na forma de texto. A ilustração é incorporada ao texto com o qual estabelece inicialmente uma relação de subordinação. O livro infantil contemporâneo conta histórias, e estas ficções são muito baseadas na informação pictórica, na ilustração. Semelhante constatação nos leva a perguntar qual a função da ilustração no livro infantil contemporâneo e como este se relaciona com o texto. A presente pesquisa procura encontrar parâmetros para análise das diferentes possibilidades de condução da narrativa do livro infantil, efetuada por texto e imagem. Nesta dissertação, a relação entre texto e imagem no livro infantil é abordada de distintas maneiras, e uma tipologia dessa relação narrativa é criada para melhor poder analisá- la. Observa-se que, ao trabalhar de forma narrativa, a ilustração aplicada ao livro infantil tende a compor com o texto um sistema de imbricações recíprocas na construção da narrativa verbo-visual. O modo de leitura do livro infantil contemporâneo se faz distinto em relação aos outros tipos de edições ilustradas. Em suma, vamos analisar como a ilustração - pertencente às artes do espaço - se relaciona com o texto - pertencente às artes do tempo - num contexto narrativo. O estudo dessa relação visa buscar melhor compreensão dos processos de produção, mediação e recepção dos livros infantis, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento do campo do design.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF