Título: | O USO DAS PREPOSIÇÕES LOCAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO FORMAL DA LÍNGUA ALEMÃ COMO SEGUNDA LÍNGUA | |||||||
Autor: |
TANIA CRISTINA SOEIRO SIMOES |
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Colaborador(es): |
JURGEN WALTER BERND HEYE - Orientador MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - Coorientador |
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Catalogação: | 16/JAN/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9471&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9471&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9471 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho objetivou investigar o uso das preposições
locais por falantes
nativos de língua portuguesa (LP) no processo de aquisição
formal da língua
alemã (AFLA) como segunda língua (L2). Para a sua
realização, procedeu-se à
seleção e análise de gramáticas de língua alemã (LA) e de
LP, bem como de livros
didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem de
LA. Além do referido
material bibliográfico, esta pesquisa também contou com um
corpus de dados em
língua escrita, constituído a partir da elaboração de
exercícios relacionados ao uso
das preposições locais em alemão, os quais foram aplicados
a alunos da 6ª série do
ensino fundamental. Nesse sentido, o presente trabalho
estruturou-se da seguinte
forma: na introdução, delimita-se o tema e explica-se a
motivação para este
estudo; o capítulo 2 traz algumas teorias relacionadas ao
fenômeno do
bilingüismo; no capítulo 3, há uma investigação a respeito
da forma como a
categoria das preposições é abordada nas gramáticas
selecionadas; o capítulo 4
detalha, entre os procedimentos adotados, a metodologia, o
perfil dos informantes
e as condições de aquisição da LA; o capítulo 5 refere-se
aos materiais didáticos
utilizados pelos alunos participantes da amostra; no
capítulo 6, consta a análise
dos dados obtidos; e, finalmente, no capítulo 7, tem-se as
conclusões obtidas com
a realização deste estudo.
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