Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AS FACES DO GOVERNO LULA: UM ESTUDO SOCIOLINGÜÍSTICO DO FOGO AMIGO
Autor: NIRCILEY IVENS DE PAULA
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 21/DEZ/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9404&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9404&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9404
Resumo:
A partir do arcabouço conceitual produzido pelas teorias relativas aos trabalhos de face e ao desempenho de equipes, especialmente, Goffman (1967 e 1985) e Brown e Levinson (1987), objetiva-se explicar lingüisticamente as críticas identificadas como Fogo amigo durante o Governo Lula. O corpus se constitui dos principais episódios de fogo amigo envolvendo os ministros do governo Lula, figuras expoentes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de partidos da base aliada, divulgados pela mídia impressa entre janeiro de 2003 e abril de 2006. Os resultados sugerem que o fogo amigo é um tipo de ato de ameaça à face apresentando especificidades que o distinguem de outros atos de desaprovação, como críticas e discordâncias. Sugerem também que uma nova variável - a lealdade à equipe - deve ser considerada para explicar as opções de estratégias para realização desse tipo de ato.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF