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Estatística
Título: A INFLUÊNCIA DO CORREIO ELETRÔNICO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Autor: CLAUDIA MULLER DE ALMEIDA
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 07/DEZ/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9366&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9366&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9366
Resumo:
A chegada da tecnologia da informação (TI) à realidade das pessoas aumentou a capacidade e a qualidade dos recursos técnicos de distribuição de informação e conhecimento. O correio eletrônico agiliza processos, facilita a troca de informações, e proporciona uma economia de tempo e dinheiro. Mas qual é o efeito nas relações de trabalho? As tecnologias podem facilitar os trabalhos em conjunto? É necessário pensar a comunicação organizacional como a possibilidade de interlocução entre colaboradores, e como um mecanismo de gestão colaborativa. Este trabalho visa a identificar qual é o papel do correio eletrônico na comunicação organizacional, decifrando as suas principais características de uso. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, com base em entrevistas com 15 pessoas que atuam em diferentes áreas e níveis hierárquicos de grandes e pequenas empresas. Como resultado deste trabalho, destaca-se a percepção de que o e-mail tornou-se um componente tido como indispensável à dinâmica das organizações e que os indivíduos verificam uma relação de quase dependência deste instrumento. No geral, ele é percebido como sendo um meio de comunicação prático, rápido, direto, objetivo e eficaz. A percepção é a de que o e-mail agiliza e flexibiliza o processo de trabalho. Mas há situações em que a comunicação presencial é necessária e não deve ser substituída, assim como o telefone. Dentre os aspectos que afetam positivamente a comunicação, os entrevistados destacaram o clima organizacional e o relacionamento interpessoal. Dentre os aspectos que afetam negativamente, a estrutura hierárquica muito rígida, a dificuldade e/ou a falta de integração entre as áreas da empresa aparecem como sendo os principais na opinião dos entrevistados.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF