Título: | APRENDER PARA A VIDA OU PARA O VESTIBULAR?:O ALFABETISMO CIENTÍFICO E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CONCEITOS BIOLÓGICOS ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA |
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Colaborador(es): |
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 06/DEZ/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9351&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9351&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9351 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O estudo focaliza a noção de alfabetismo científico, a
partir de uma abordagem multifocal, que procurou
englobar
aspectos culturais, políticos e sócio-lingüísticos.
Buscou-
se dimensionar em que medida o ensino de Biologia tem
contribuído para o desenvolvimento dos níveis de
alfabetismo científico e, consequentemente, para a
consolidação de uma percepção mais ampla, entre
estudantes
de nível médio, provenientes das camadas populares, de
questões de grande relevância social, como é o caso da
temática ambiental.
Para a verificação dos níveis de alfabetismo científico,
tomou-se como referência a análise da Matriz de
Competências do ENEM e da proficiência em Ciências dos
estudantes, a partir dos resultados de provas simuladas
do
ENEM, aplicadas aos 2783 alunos dos 97 Cursos Pré-
Vestibulares Comunitários (CPVC) parceiros da PUC-Rio.
Foram também realizadas entrevistas com professores de
Biologia desses cursos.
Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão
crítica do ensino de Biologia nos CPVC, ainda pautado
numa
visão propedêutica de difícil desconstrução. Propõe-se a
busca de procedimentos técnico-pedagógicos que estimulem
a
criticidade e a participação político-social, visando à
superação de práticas sociais excludentes, contra as
quais
se mobilizam expressivas alternativas de ação afirmativa
e
de inclusão, tais como o movimento social dos CPVCs.
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