Título: | ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE TALUDES AO LONGO DA ROTA DE UM DUTO SUBMARINO NA BACIA DE CAMPOS, RJ | |||||||
Autor: |
BARBARA AZEVEDO DA SILVA |
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Colaborador(es): |
SERGIO AUGUSTO BARRETO DA FONTOURA - Orientador ARTHUR AYRES NETO - Coorientador |
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Catalogação: | 25/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7336&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7336&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7336 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Neste trabalho são avaliadas as condições de estabilidade
do subsolo marinho ao longo da rota de um duto rígido de
aço revestido com concreto, de 10 de diâmetro, localizado
na Bacia de Campos, RJ. Os dados geológicos e geotécnicos
foram adquiridos a partir de um amplo levantamento
geofísico e geotécnico realizado na diretriz do duto.
Devido as adversidades à estabilidade do fundo marinho,
várias análises vêm sendo realizadas de forma qualitativa
e quantitativa. Atualmente, por questões ambientais e de
segurança de obras de engenharia, busca-se uma avaliação
mais quantitativa dos riscos geológicos associados à
condição de estabilidade do fundo marinho, pois os
escorregamentos de taludes representam o principal risco
para estas estruturas. As análises de estabilidade foram
feitas a partir da teoria do talude infinito, em
metodologia aplicada por Nowacki et al. (2003) nos campos
profundos de Mad Dog e Atlantis, no Golfo do México, e
comparadas com os resultados encontrados a partir da
formulação clássica do talude infinito. Uma integração de
dados geotécnicos e geofísicos foi necessária, para que
todos os parâmetros utilizados na metodologia pudessem ser
obtidos. Os resultados indicaram dois pontos críticos ao
longo da rota, ambos associados aos flancos do cânion
Itapemirim, que apresentam gradientes altos. Foram
realizados breves estudos com o objetivo de se avaliar a
possibilidade de ocorrência de mecanismos disparadores
(terremotos e ondas de tempestade) nesses pontos críticos
mas os resultados descartaram esta possibilidade. Concluiu-
se ainda que os dados geotécnicos utilizados neste
trabalho não foram suficientes e de certo modo não
apropriados para a análise de estabilidade de taludes. Uma
nova campanha de ensaios geotécnicos de laboratório foi
proposta para futuros estudos.
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