Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ATITUDE DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS EM RELAÇÃO AOS CARROS ELÉTRICOS
Autor: PEDRO CARPIZO LONTRA
Colaborador(es): JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI - Orientador
Catalogação: 18/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71692&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71692&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71692
Resumo:
A adoção de carros elétricos tem crescido globalmente, impulsionada por demandas sustentáveis e mudanças no comportamento dos consumidores. Este trabalho analisou a percepção dos consumidores brasileiros, especialmente do Sudeste, sobre os carros elétricos e os motivos de sua adoção ainda limitada. A pesquisa quantitativa, aplicada via Google Formulários, obteve 73 respostas. Os resultados revelaram interesse crescente pelos elétricos, destacando a eficiência, mas também apontaram barreiras como infraestrutura precária e desconhecimento sobre manutenção. Muitos veem vantagens financeiras, mas a sustentabilidade ainda não é prioridade. Notou-se preferência por veículos híbridos, vistos como opção intermediária. Para ampliar a adoção, é necessário investimento em infraestrutura e campanhas educativas. Incentivos governamentais também são fundamentais para acelerar essa transição e promover uma mobilidade mais sustentável no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF