Título: | A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: O LUGAR DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
MIGUEL ANGELO CASTELO GOMES |
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Colaborador(es): |
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71651&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71651&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71651 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos professores
sobre o lugar que estudos e práticas de Filosofia e Sociologia ocupam no currículo
da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. De forma mais específica, objetiva-se
compreender se houve mudança, no período entre 2016 e 2024, no currículo da rede
estadual de ensino do Rio de Janeiro e se essas mudanças contemplam as
reivindicações feitas pelos estudantes por aumento de carga horária das disciplinas
de Filosofia e Sociologia e como é a sua implementação nas escolas da rede estadual
de ensino do Rio de Janeiro. Para isso, foram analisados documentos curriculares -
particularmente a BNCC, os documentos normativos do NEM e os documentos
curriculares da Seeduc-RJ - e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado
com professores de Filosofia e Sociologia que atuam pelo menos a partir de 2016
(ano do movimento Ocupa Tudo) até os dias de hoje na rede estadual de ensino do
Rio de Janeiro, com a seleção docente ocorrendo através da técnica bola de neve,
onde um entrevistado indica outro possível entrevistado. Em 2017, com a
implementação do NEM e as mudanças na BNCC, Filosofia e Sociologia -
denominadas nesses documentos como estudos e práticas - as redes estaduais
precisaram alterar seus currículos a fim de se alinhar às diretrizes do NEM. Com
isso, o NEM trouxe mudanças curriculares importantes para o ensino médio e para
Filosofia e Sociologia. Compreender como se dá a implementação desses estudos e
práticas e se transformações curriculares contemplam a reivindicação discente
justifica a pesquisa. Alguns dos resultados obtidos nesta investigação apontam,
dentre outras coisas, que algumas aulas de Filosofia e Sociologia são dadas nas
disciplinas Projeto de Vida e Itinerários Formativos e que as modificações que o
documento curricular da Seeduc-Rio sofreu em 2016 para atender as reivindicações
dos alunos, em relação à carga horária de Filosofia e Sociologia, na prática, a partir
da implementação do Novo Ensino Médio no estado fluminense, não foram
efetivamente implementadas.
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