Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DIÁLOGOS MULTIMODAIS ENTRE DESIGN E MEDICINA: UMA SEMIOLOGIA DA REALIDADE
Autor: EDUARDO FIGUEIRA E SILVA
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
Catalogação: 29/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70686
Resumo:
Esta pesquisa surgiu na tensão inquietante de dialogar e produzir sentidos. Assim, jogou-se em um campo, pelo menos a princípio, alheio a linguagem no que entendeu ser oportunidade para estudo dos multimodos. Compreendendo-os como relações dos sentidos para construção de sentido; na consideração de suas propriedades ideológicas; ao vislumbrar a necessidade de articular o que é desarticulado. Então formulou o objetivo: Propor reflexão acerca do design enquanto processo que articula a multimodalidade nos códigos da realidade e constrói o sentido na instituição de ensino de Medicina que lhe serviu como campo. O que é de relevância para propor novas visões sobre as produções materiais que produzem sentido, promovendo reflexão no campo do Design e da Medicina. Utilizou metodologia com base em Bakhtin (1997[1979]; 2006[1929-1930]; Brait, 2005) e propôs diálogos entre autores e conceitos, destacando-se Pasolini, Flusser e Bakhtin. Desenvolveu metodologia de análise em espiral, que considera o enunciado e o contexto enunciativo. Concluiu que os códigos da realidade articulam, em sinestesia e tradução, os modos e objetivos das aulas de medicina e que os estudantes de medicina produzem designs plurais, respondendo ao gênero, de tal maneira que o sentido e a ideologia respondem ao conteúdo temático. Desta forma, a leitura do mundo, depende da leitura dos designs. Todo ato é responsável e responsivo, tendo consequência, logo, é ideológico. Neste sentido, converge a Medicina e o Design que: ler o mundo é escrever vidas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF