Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN
Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Colaborador(es): ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 20/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509
Resumo:
Essa pesquisa reflete sobre a relação entre ensinar, aprender e a construção de práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da cultura, da memória e da ancestralidade, a partir da experiência de uma professora e pesquisadora no Curso Normal Superior - Licenciatura em Educação infantil, do Instituto Superior de Educação pró-Saber (ISEPS). A autora destaca que oportunidades de reflexão, expressão artística e contato com espaços culturais são essenciais para a transformação social e o desenvolvimento identitário dos estudantes. A pesquisa analisa a metodologia da atividade extensionista Alfabetização Cultural, que integra visitas culturais, projetos de arte e reflexão na ação, articulando conceitos do Design, como pensamento projetual, com práticas pedagógicas dialógicas e colaborativas. A partir de registros reflexivos, relatos de estudantes e observações, evidencia-se que experiências culturais mediadas pela arte ampliam o repertório, fortalecem a identidade cultural e promovem o protagonismo dos futuros professores. A integração com autores como Freire, hooks, Schön e Cross reforça a importância do diálogo entre teoria e prática, destacando a reflexão na ação como elemento central na formação docente. A parceria com o Design potencializou a construção de projetos coletivos, como a exposição sobre ancestralidade, que evidencia o poder do processo criativo e colaborativo na Educação. Conclui-se que a valorização das raízes, a escuta atenta e a experimentação artística são caminhos para uma formação mais sensível, crítica e transformadora, com potencial de impactar positivamente a prática pedagógica e a sociedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF