Título: | FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
MELISSA BATISTA LAMEGO |
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Colaborador(es): |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa pesquisa reflete sobre a relação entre ensinar, aprender e a construção
de práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da cultura, da memória e
da ancestralidade, a partir da experiência de uma professora e pesquisadora no
Curso Normal Superior - Licenciatura em Educação infantil, do Instituto Superior
de Educação pró-Saber (ISEPS). A autora destaca que oportunidades de reflexão,
expressão artística e contato com espaços culturais são essenciais para a
transformação social e o desenvolvimento identitário dos estudantes. A pesquisa
analisa a metodologia da atividade extensionista Alfabetização Cultural, que
integra visitas culturais, projetos de arte e reflexão na ação, articulando conceitos
do Design, como pensamento projetual, com práticas pedagógicas dialógicas e
colaborativas. A partir de registros reflexivos, relatos de estudantes e observações,
evidencia-se que experiências culturais mediadas pela arte ampliam o repertório,
fortalecem a identidade cultural e promovem o protagonismo dos futuros
professores. A integração com autores como Freire, hooks, Schön e Cross reforça
a importância do diálogo entre teoria e prática, destacando a reflexão na ação
como elemento central na formação docente. A parceria com o Design
potencializou a construção de projetos coletivos, como a exposição sobre
ancestralidade, que evidencia o poder do processo criativo e colaborativo na
Educação. Conclui-se que a valorização das raízes, a escuta atenta e a
experimentação artística são caminhos para uma formação mais sensível, crítica e
transformadora, com potencial de impactar positivamente a prática pedagógica e a
sociedade.
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