Título: | NARRATIVAS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: IDEOLOGIAS (LINGUÍSTICAS) NO FAZER PEDAGÓGICO | ||||||||||||
Autor: |
GABRIELA VIOL VALLE |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador DANUSIA TORRES DOS SANTOS - Coorientador |
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Catalogação: | 27/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69760&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69760 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese investiga o campo do ensino de Português como Língua de
Acolhimento (PLAc), refletindo, através de narrativas, sobre as práticas
pedagógicas e sobre as ideologias linguísticas de professores atuantes nessa área e
abordando a complexidade do fazer docente em contextos de vulnerabilidade. A
pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativista, analisou narrativas de oito
professores de PLAc, buscando entender como suas experiências e vivências
moldam suas práticas. O foco foi, mais especificamente, analisar as percepções
dos professores sobre suas experiências em sala de aula e problematizar as
ideologias linguísticas que orientam essas práticas. O estado da arte de PLAc
mostra a ênfase dada ao seu público-alvo, os aprendizes, que se encontram em
situação de refúgio, mas discussões com perspectivas que colocam como figura as
experiências dos professores parecem ter, ainda, pouca atenção; o caráter plural e
complexo desse contexto de ensino, destaca a necessidade de reflexão sobre as
especificidades do PLAc. A pesquisa parte de uma abordagem metapragmática,
que considera os professores como agentes reflexivos. Para pensar e discutir o
contexto do ensino de PLAc, utilizo, além das teorias que fundamentam o
entendimento de lingua(gem) desta pesquisa, que inclui os aportes teóricos de
ideologias sociais e linguísticas e análise de narrativa, os conceitos de
translinguagem, de interculturalidade e de pluricentrismo. Após as análises das
narrativas dos professores participantes da pesquisa, foi possível observar que eles
reconhecem a urgência do ensino de PLAc como um aspecto emergencial,
enfatizando a necessidade de um olhar sensível e acolhedor, que vá além do
ensino da língua em si. As narrativas também apontam para a carência de
materiais didáticos específicos e para a importância de metodologias que
contemplem a realidade dos alunos, abordando não apenas o aprendizado
linguístico, mas também a inserção social e cultural. O grande desafio da área,
também apontado pelos professores em suas narrativas, é o entendimento do
PLAc como uma vertente de ensino de LA que precisa ser desenvolvida em todos
os seus aspectos. As narrativas ressaltam a necessidade de maior apoio e
reconhecimento dos professores e a consequente diminuição de seu caráter
voluntário, que, apesar de ser muito importante e admirável, pode ser, em
contraponto, um fator limitante para sua legitimação. Este trabalho foi
desenvolvido visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada do
ensino de PLAc, propondo que a formação docente deve incluir uma reflexão
crítica sobre as ideologias que orientam a prática, promovendo um ensino que
respeite e valorize a diversidade cultural dos aprendizes. Por fim, destaco a
necessidade de políticas públicas mais efetivas e de um fortalecimento da
formação de professores para que possam atender de forma adequada às demandas
do PLAc, ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais para que
alcancem o objetivo de acolhimento e inclusão social dos aprendizes.
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