Título: | TRAJETÓRIAS UNIVERSITÁRIAS E MATERNIDADE: A CONDIÇÃO DA MULHER MÃE NO ENSINO SUPERIOR | ||||||||||||
Autor: |
IVANA DE OLIVEIRA E DE S MOURA |
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Colaborador(es): |
ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador |
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Catalogação: | 13/JAN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69127&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69127&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69127 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Considerando que o sucesso no acesso aos espaços universitários não trouxe
igualdade de oportunidades para as mulheres mães, essa investigação traz para a
discussão como os caminhos percorridos pelas mães universitárias podem nos
indicar a real condição dessa estudante não tradicional dentro da academia.
Observando a dinâmica das relações das mulheres mães universitárias dentro dos
espaços universitários, no que tange os limites da afiliação ou a sua não
atribuição, este trabalho analisa como as violências simbólicas, a falta de estrutura,
de reconhecimento e de políticas afirmativas voltadas ao grupo das mulheres mães
universitárias não só impactam a vida acadêmica, mas funcionam como marcador
de opressão que atua diretamente como empecilho para a integração e “afiliação”
das mulheres mães universitárias ao espaço acadêmico e no fazer acadêmico. Para
compreender a condição da mulher mãe estudante essa dissertação ouviu, através
de entrevista semiestruturada, 08 discentes mães da Universidade Federal do Rio
de Janeiro. O embasamento teórico se deu por revisão bibliográfica de autores que
abordam permanência universitária, trajetória universitária, história social da
mulher e a maternidade.
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