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Título: TRAJETÓRIAS UNIVERSITÁRIAS E MATERNIDADE: A CONDIÇÃO DA MULHER MÃE NO ENSINO SUPERIOR
Autor: IVANA DE OLIVEIRA E DE S MOURA
Colaborador(es): ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Catalogação: 13/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69127&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69127&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69127
Resumo:
Considerando que o sucesso no acesso aos espaços universitários não trouxe igualdade de oportunidades para as mulheres mães, essa investigação traz para a discussão como os caminhos percorridos pelas mães universitárias podem nos indicar a real condição dessa estudante não tradicional dentro da academia. Observando a dinâmica das relações das mulheres mães universitárias dentro dos espaços universitários, no que tange os limites da afiliação ou a sua não atribuição, este trabalho analisa como as violências simbólicas, a falta de estrutura, de reconhecimento e de políticas afirmativas voltadas ao grupo das mulheres mães universitárias não só impactam a vida acadêmica, mas funcionam como marcador de opressão que atua diretamente como empecilho para a integração e “afiliação” das mulheres mães universitárias ao espaço acadêmico e no fazer acadêmico. Para compreender a condição da mulher mãe estudante essa dissertação ouviu, através de entrevista semiestruturada, 08 discentes mães da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O embasamento teórico se deu por revisão bibliográfica de autores que abordam permanência universitária, trajetória universitária, história social da mulher e a maternidade.
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