Título: | OS APARTAMENTOS CONJUGADOS DE COPACABANA: CINEMA, ARQUITETURA E CIDADE | ||||||||||||
Autor: |
ANA MEROPE CAMPANELLA DE S CHAVES |
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Colaborador(es): |
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE - Orientador |
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Catalogação: | 13/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68618&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68618&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68618 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa parte do encontro entre cinema e cidade, utilizando
Copacabana como estudo de caso para compreender as contribuições da
linguagem cinematográfica para a análise urbana. A leitura da cidade, complexa e
contraditória, muitas vezes é simplificada por métodos de análise funcionalista.
Assim, esta pesquisa busca atribuir novos significados aos materiais fílmicos,
conferindo-lhes o status de arquivo e utilizando-os como fontes de análise para
refletir como o cinema influencia as percepções sobre a cidade e revela as
dinâmicas do espaço construído. Ao analisar uma filmografia de Copacabana, é
possível identificar os apartamentos conjugados como estruturas visuais que se
repetem no imaginário dessa localidade, não apenas como cenários, mas como
personagens com suas próprias narrativas. Portanto, a partir das obras
cinematográficas a partir das obras cinematográficas Tati, a garota (1973) e Amor
Bandido (1979) de Bruno Barreto, Vai Trabalhar Vagabundo (1973) de Hugo
Carvana, Edifício Master (2002) de Eduardo Coutinho e Galeria Alaska (1979)
de José Joffily, todas ambientadas nos apartamentos conjugados de Copacabana,
busca-se captar lampejos visuais que conduzam a uma leitura polifônica do bairro.
Por meio de um processo de montagem-desmontagem-remontagem, entrelaçam-se
narrativas fílmicas e arquivos de diversas origens, explorando questões que
surgem do choque das variadas visões de Copacabana.
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