Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TRIBULAÇÃO NO LIMITE: CRÍTICAS DA SOBERANIA EM TEORIAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAI
Autor: BRUNA HOLSTEIN MEIRELES
Colaborador(es): ROBERT BRIAN JAMES WALKER - Orientador
JAMES CASAS KLAUSEN - Coorientador
Catalogação: 28/OUT/2024 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68480&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68480&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68480
Resumo:
Nesta dissertação, proponho reformular o conceito de soberania através de uma atitude de diagnóstica política. Para articular esta linha alternativa de investigação, sugiro que o trabalho de Georges Bataille sobre soberania e a crítica de Immanuel Kant quanto aos limites da representação política partilham da problemática da política moderna de subjetividade, de modo que permanecem especialmente relevantes para o nosso presente. A análise prossegue através de leituras de críticas à política internacional preocupadas com questões de mudança política. Jens Bartelson, Martti Koskenniemi e Nicholas Onuf nos fornecem análises sofisticadas sobre a relação entre política e direito nos processos produtivos dos limites da modernidade política. Por fim, acompanho os movimentos diagnósticos presentes nestes textos até o limite que os possibilita. Concluo argumentando que a natureza deste limite exige uma ligeira mudança na sua problematização, caso contrário corremos o risco de perder nuanças importantes na forma como autoridade política autoriza a si própria sob a condições contemporâneas que informam of problema da soberania.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF