Título: | MODELAGEM DA ACEITAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS CONSIDERANDO POLÍTICAS DE INCENTIVO, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INOVAÇÃO PESSOAL E AUTO-EFICÁCIA FINANCEIRA: UMA EXTENSÃO AO UTAUT 2 | ||||||||||||
Autor: |
FABINI HOELZ BARGAS ALVAREZ |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 13/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67544&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67544&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67544 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Apesar do acentuado crescimento na adoção do uso de veículos elétricos no
mundo e notadamente no Brasil durante o ano de 2023, muitas lacunas de
pesquisa ainda estão presentes. Assim, a presente tese se propõe a investigar os
fatores que afetam a intenção de adoção de veículos elétricos por consumidores,
propondo um novo modelo, desenvolvido a partir da Teoria Unificada de
Aceitação e Uso de Tecnologias 2 – UTAUT 2, que integre além dos aspectos
sociais, emocionais e cognitivos já contemplados pela modelagem original, outros
construtos tais como ambientais e econômicos. Buscou-se também avaliar o
impacto de duas variáveis moderadoras, especificamente coorte geracional e sexo
de nascimento, na intenção de adoção de veículos elétricos. Uma fase quantitativa
exploratória foi conduzida por meio de uma survey aplicada a 715 respondentes
maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Dos construtos utilizados no modelo
inicial, mostraram-se relevantes a inovação pessoal, sensibilidade aos preços,
incentivos governamentais e motivação hedônica. Por outro lado, a influência
social apresentou baixa importância no processo decisório do consumidor. Não
houve alteração na relevância dentre os construtos no modelo alternativo. Dentre
os dois modelos estudados, pode-se afirmar que o modelo inicial foi mais
significativo na representação dos aspectos que formam a intenção de adoção
destes veículos, explicando 79,30 por cento da variância da intenção comportamental. Do
espaço amostral (N=660), na amostra da geração Baby Boomers (n=155), foi
possível perceber que os construtos inovação pessoal e motivação hedônica são
mais decisivos para a adoção destes veículos. Já para a geração X (n=161),
apresentou-se relevante, além da inovação pessoal, a sensibilidade ao preço. A
geração Y (n=179), caracterizou-se pelo apelo da sensibilidade ao preço e da
expectativa de desempenho. E a geração Z (n=165), valorizou a motivação
hedônica e os incentivos governamentais. Para o sexo feminino (N=321), foram
decisivas a motivação hedônica e a inovação pessoal, enquanto que para o sexo
masculino (n=339), demonstraram importância o preço e o desempenho.
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