Título: | CHORO CLANDESTINO: AS (IM)POSSIBILIDADES DE LUTO E MEMÓRIA NO ESTADO BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor: |
VALERIA OLIVEIRA LOPES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - Orientador PAULA ORRICO SANDRIN - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67221&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67221&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67221 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação discute políticas de memória e luto em face da violência anti-negro em uma perspectiva transnacional, visando compreender as formas como elas
ocorrem na diáspora negra e voltando o olhar ao Estado Brasileiro. Para isso, tenho
como centralidade familiares que perderam seus filhos para a violência policial,
dando um foco especial para as mães dos movimentos de mães contra a violência,
e a partir dos seus relatos discuto a forma como as famílias são afetadas e lidam
com o trauma da violência racial. O objetivo geral é compreender como em face ao
luto e ao trauma os familiares se tornam ativistas e se engajam numa luta por justiça
e memória. A vista disso, realizo um estudo de caso sobre o memorial da Chacina
do Jacarezinho, onde são discutidas as (im)possobilidades de luto e memória, bem
como as disputas políticas inscritas na sua construção e destruição.
|
|||||||||||||
|