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Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE RASTREAMENTO ÓPTICO COM 6 GRAUS DE LIBERDADE PARA INTERAÇÃO COM APLICAÇÕES DE REALIDADE VIRTUAL
Autor: MANUEL EDUARDO LOAIZA FERNANDEZ
Colaborador(es): MARCELO GATTASS - Orientador
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Coorientador
Catalogação: 28/JUN/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6664&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6664&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6664
Resumo:
Os sistemas de rastreamento são uma das tecnologias cruciais para os sistemas de realidade virtual. Eles permitem detectar continuamente a posição e orientação de marcadores ou objetos específicos que o usuário utiliza para interagir com o sistema. Uma das tecnologias mais utilizadas para implementar este tipo de sistema é o rastreamento óptico, a qual permite ao usuário ter maior liberdade em seus movimentos porque não precisa de cabos ou elementos mecânicos que possam restringir ou atrapalhar a sensação de imersão que se tenta criar na interação com ambientes de realidade virtual. Este trabalho apresenta a construção e implementação de um dispositivo de entrada, baseado em rastreamento óptico, que é utilizado para interação com aplicações de realidade virtual do tipo semi-imersivas em um ambiente desktop comum. O dispositivo tem a capacidade de recuperar seis graus de liberdade dos movimentos feitos por um conjunto de marcadores que são controlados pela mão do usuário. A partir da recuperação dos seis graus de liberdade, o dispositivo é complementado com a capacidade de emissão de eventos que permitem a interação do usuário com a aplicação. No final apresenta-se uma aplicação que demonstra a adaptação dos eventos gerados e o desempenho do dispositivo implementado.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF