Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MILITARIZAÇÃO DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS OPERAÇÕES VERDE BRASIL 1 E 2
Autor: NADIA XAVIER MOREIRA
CINTIENE SANDES MANFREDO MENDES
DEBORA ANTONIETA SILVA TEODORO
VIVIANE MACHADO CAMINHA
Colaborador(es): ---
Catalogação: 15/ABR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66442&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66442&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.66442
Resumo:
Este artigo aborda a militarização da conservação da floresta amazônica brasileira, de 2018 a 2022. Por meio de pesquisa documental em decretos, relatórios portarias e sites governamentais, percebeu-se um recrudescimento desse modelo de intervenção, com a mobilização de contingentes das Forças Armadas para atuar no combate a queimadas e desmatamento. Como resultado, sobressaiu a falta de transparência na alocação de recursos nas operações e denúncias do sucateamento de órgãos com atribuição de fiscalização como IBAMA, ICMbio e FUNAI. Nesse sentido, propomos uma análise crítica sobre um fenômeno no qual se entrecruzam questões ambientais, sociais, institucionais e políticas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF