Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM CONSTRUÇÕES DE EDIFICAÇÕES NA FASE DE PROJETO ATRAVÉS DO USO DO BIM
Autor: VIVIANE BARBOSA MENDONCA
Colaborador(es): ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Orientador
Catalogação: 02/ABR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66355&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66355&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66355
Resumo:
A indústria da construção civil tem grande impacto no desenvolvimento econômico e social de um país. Apesar de sua importância, é um dos setores que apresentam mais riscos aos seus trabalhadores. Diversos elementos de projetos de edificações podem apresentar riscos de acidentes aos trabalhadores durante a construção. Desta forma, é de grande importância a análise e planejamento da segurança ainda na fase de projeto, segundo o conceito prevenção através do projeto (Prevention through Design - PtD). Mesmo com os estudos nesta área, percebe-se ainda a necessidade de pesquisas voltadas para a análise quantitativa a fim de auxiliar projetistas, sem expertise em segurança do trabalho, no processo de verificação e análise da segurança do projeto, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes aos trabalhadores da construção e, consequentemente, elaborar projetos mais seguros. Com esta finalidade, foi desenvolvido um questionário para avaliar a experiência e a opinião de profissionais do ramo da construção civil a respeito do planejamento da segurança da construção. Como resultado, pôde-se concluir que a prática atual diverge da opinião dos respondentes, uma vez que a prática enfatiza o planejamento da segurança na fase de construção, enquanto segundo a opinião dos respondentes, este planejamento também deveria ocorrer nas etapas anteriores à construção. Isto mostra a importância da análise da segurança na fase de projeto. Além disso, com o questionário foram mensurados os níveis de riscos de acidentes diversos para compor as métricas de segurança do projeto desenvolvidas nesta pesquisa que foram utilizadas na avaliação da nota de segurança do projeto. Com isso, foi possível definir processos bem estruturados por meio do uso da metodologia BIM, possibilitando apoiar o(a) projetista nos processos de decisão através da avaliação da segurança do projeto e ainda, na identificação dos elementos de projeto mais críticos para a segurança do trabalhador. Desta forma a metodologia desenvolvida contribui para a elaboração de um projeto mais seguro aos trabalhadores da construção de edificações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF