Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CAPITALISMO DE PLATAFORMA: CRISE, TRABALHO E LEI DO VALOR
Autor: THAIS LOPES VASCONCELOS
CLAUDIA MARIA COSTA GOMES
Colaborador(es): ---
Catalogação: 06/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65341&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65341&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.65341
Resumo:
O artigo objetiva analisar as características com que operam a lógica do grande capital no chamado capitalismo de plataforma. A suposição é de que nas crises, a tendência do capital é aumentar a taxa de mais-valia, mediante a produtividade social do trabalho e isso implica em declínio da proporção de trabalhadores empregados por uma dada magnitude de capital, que incide sobre a exploração da força de trabalho. Este artigo pretende elencar possíveis causas e repercussões desse processo, a partir de uma discussão sobre o uso do algoritmo na gestão do trabalho no capitalismo de plataformas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF