Título: | O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL | ||||||||||||
Autor: |
SARAH TAVARES CORTES |
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Colaborador(es): |
MARCIA REGINA BOTAO GOMES - Orientador |
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Catalogação: | 22/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese problematiza o trabalho de Assistentes Sociais na Educação Profissional
e Tecnológica, com recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Paraíba (IFPB). Assim, partimos do campo empírico, realizando
as análises acerca do trabalho orientadas pelo método marxista, situando-as
nas relações sociais capitalistas e dependentes que atravessam o trabalho nos
contextos locais paraibanos, considerando a histórica questão social e regional.
Para isso, realizamos entrevistas com Assistentes Sociais dos setores de planejamento
e execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Os resultados constituíram eixos de discussão do trabalho que versam sobre
as principais demandas, requisições institucionais, condições de trabalho e a
dimensão político-pedagógica. No que se refere às demandas, analisamos, a
princípio, a relação entre empregabilidade e oferta de educação profissional,
ao constatar uma não compatibilidade entre a oferta de cursos e os arranjos
produtivos locais nas áreas de construção, indústria e comércio. Adentramos o
perfil dos estudantes que ingressam no IFPB, obtendo que 95, 5% do público
matriculado nessa instituição está dentro do recorte de renda previsto como
prioritário no decreto do PNAES, observando as particularidades desse perfil
entre as mesorregiões paraibanas. As demandas são processadas no âmbito
institucional, expressando-se em requisições para o trabalho profissional. Os
resultados das entrevistas apontaram requisições institucionais focadas na execução
de editais de programas da assistência estudantil, com uma tendência
à burocratização e sobrecarga de trabalho. Por fim, a dimensão políticopedagógica
aparece nos dados muito mais como um desejo dos/as profissionais
do que propriamente uma realização dentro do seu cotidiano. Destacamos o
Serviço Social como uma profissão que coloca a realidade dos sujeitos na ordem
do dia, nas disputas dos projetos educacionais que ocorrem nos espaços
de educação.
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