Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AO ESPAÇO SIDERAL E ALÉM: ABORDAGENS PARA INTERPRETAR A TRAJETÓRIA DOS SATÉLITES LEO
Autor: JULIANA DA ROCHA REIS
Colaborador(es): SERGIO VELOSO DOS SANTOS JUNIOR - Orientador
Catalogação: 27/SET/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64132&idi=1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64132
Resumo:
Os satélites Low-Earth Orbit e suas funcionalidades atuais são o legado de um conjunto de avanços acerca da utilização do Espaço Sideral desde há década de 60. Quatro abordagens podem ser desenvolvidas para pensar esse avanço, onde cada uma delas corresponde a uma área específica. A exploração espacial pode ser pensada por uma abordagem teórica, envolvendo os influxos e preocupações no mainstream da época, assim como uma abordagem técnica ou legislativa, colocando em foco tanto a mecânica e tecnologia empregadas na construção dos satélites, quanto às necessidades regulatórias para seu funcionamento. Da mesma forma, não pode deixar de ser considerado uma abordagem prática, somando lógicas políticas e geoeconomicas como fatores decisivos. Por fim, entende-se de uma ótica integrativa, que todas as abordagens tem o seu espaço individual, mas inevitavelmente são todas necessárias em um conjunto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF