Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA APRENDIZES DA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor: ANA CAROLINA VITOR PEREIRA
ROBERTO RODRIGUES BUENO
JULIANE REGINA TREVISOL
Colaborador(es): ---
Catalogação: 18/AGO/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63751&idi=1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63751
Resumo:
O presente artigo designou-se a mapear trabalhos publicados sobre Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa por aprendizes da Terceira Idade aliado a metodologias ativas, tecnologias digitais e corrective feedback. Com esse intuito, efetuou-se uma revisão sistemática sobre o tema nos portais SciELO, CAPES, ReCALL Journal e CALICO Journal no período de 2012-2022 com descritores em português: ensino; língua inglesa; terceira idade; tecnologias digitais; metodologias ativas; e aprendizado de segunda língua. Bem como descritores em inglês: working memory; corrective feedbacks e digital technology. Selecionou-se somente artigos acadêmicos revisados por pares com acesso gratuito e disponibilidade para leitura. Os resultados sugerem, em linhas gerais, que os trabalhos sobre a temática refletem a importância da inclusão digital de pessoas da terceira idade, e de igual modo, sua integração no ambiente escolar e acadêmico com a principal finalidade de preservar a sua saúde mental, física e longevidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF