Título: | MULHERES NEGRAS NA ENCRUZILHADA DO CUIDADO: ESTUDO SOBRE TRABALHO DE CUIDADO E DOMÉSTICO NÃO REMUNERADO | ||||||||||||
Autor: |
THAMIRES DA SILVA RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 08/AGO/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63596&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63596&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63596 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese busca compreender a estratificação da organização social e política dos cuidados no Brasil a partir da intersecção de raça, gênero e classe na sua provisão, distribuição e usufruto/acesso, com foco na centralidade de mulheres cis negras na provisão do trabalho de cuidado e doméstico não remunerado. E reflete sobre a racialização, familiarização, feminização e mercantilização do cuidado. Pensar o cuidado pelo viés interseccional e como um trabalho constitutivo da sustentabilidade humana possibilita enxergar disparidades complexas que dinamizam esta organização. Nesse percurso, parte-se do campo das ciências sociais, econômicas e do direito, a fim de analisar o cuidado no centro da agenda pública e acadêmica, o concebendo como uma encruzilhada. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória do tipo descritiva, com abordagem qualiquantitativa a partir da realização de testes de hipótese articulado à execução de entrevistas semiestruturadas com treze mulheres cis negras anônimas, na faixa etária de 30 a 65 anos, residentes no município do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. A triangulação de métodos tem a finalidade de analisar como a provisão, distribuição, usufruto/acesso fortalece as assimetrias de raça, gênero e classe, em um sistema interligado de opressão que produz as desigualdades do cuidado. A pesquisa estrutura seu quadro teórico na epistemologia negra feminista em diálogo com autoras do campo de produção sobre cuidados, privilegiando a interlocução com autoras ladino-amefricanas e afirma a necessidade de enegrecer o cuidado. Os resultados atestam uma lacuna racial nas pesquisas de cuidado e que mulheres negras sustentam o funcionamento do sistema de cuidados no Brasil, sendo protagonistas em sua provisão ao mesmo tempo em que se encontram à margem do usufruto, incidindo em sua permanência na base da pirâmide social. Tais resultados fundamentam a conclusão de que a pauta do cuidado como direito na agenda pública deve considerar prioritariamente a experiência e a condição de mulheres negras, a fim de viabilizar uma reparação histórica, fortalecendo ciclos geracionais de libertação e colaborando para a superação de desigualdades sociais.
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