Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POR UMA ANTROPOLOGIA DA ECONOMIA CONTEMPORÂNEA: O BRASIL E A MOEDA
Autor: ALUYSIO AUGUSTO DE ATHAYDE NENO
Colaborador(es): VALTER SINDER - Orientador
Catalogação: 30/MAR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62112&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62112&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62112
Resumo:
Proponho, nessa tese, que pesquisar acerca da moeda é uma forma fundamental de compreendermos a sociedade brasileira hoje, no capitalismo contemporâneo, bem como analisar comportamentos reveladores que se expressam na nossa população há mais de século. Pretende-se follow the money - na expressão da língua daqueles que parecem mais entender sobre o assunto -, para debatermos a criação, o uso, as definições, e o futuro do dinheiro no Brasil, e em outras partes do mundo. Entre os assuntos que serão tratadas nessa tese, abordarei aquilo que orbita em torno dos sentidos do dinheiro, como as representações do dinheiro na cultura, os traços de culturas monetárias nacionais, as situações de instabilidade (de doença monetária), como a inflação; além da discussão sobre as teorias sócio-antropológicas acerca do passado, presente e futuro do dinheiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF