Título: | O CINEMA YIDDISH NA EUROPA CENTRAL E LESTE: UM PASSAPORTE DESENTERRADO QUE RESISTE E REMONTA O IMAGINÁRIO DA CULTURA YIDDISH | ||||||||||||
Autor: |
MARCIA ANTABI |
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Colaborador(es): |
ANDREA FRANCA MARTINS - Orientador |
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Catalogação: | 06/FEV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61840&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61840&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61840 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O cinema yiddish é brevemente mencionado na bibliografia sobre a história
mundial do cinema. A partir da lacuna, a corrente pesquisa, realizada no contexto
desta tese de doutorado, apresenta o cenário do surgimento do cinema falado em
yiddish, proveniente do teatro yiddish, com o objetivo de incluir esta prática cultural
e artistica no campo dos estudos históricos do cinema. O argumento é que o gesto
de desenterramento do cinema yiddish, como parte do revigoramento
contemporâneo da cultura yiddish, funciona como um passe para a transmissão e a
resistência ao seu total apagamento. O cinema-passaporte atravessa diversas
temporalidades e permite uma imersão na cultura, através da pesquisa nos arquivos
de imagens do cotidiano das comunidades judaicas na Polônia no entreguerras. Para
sustentar a questão da ausência do cinema yiddish na biografia da história mundial
do cinema, são investigados quatro filmes: Mir Kumen On (Estamos Chegando,
Aleksander Ford, 1936), Yidl mitn Fidl (Yidl e o Violino, Joseph Green e Jan
Nowina-Przybylski, 1936), Der Dibuk (O Dibuk, Michał Waszyński, 1937) e Um
dia em Varsóvia (A Day in Warsaw, Saul e Yitzhak Goskind, 1939). Além das
narrativas, o objetivo é mostrar a história dos filmes e de seus diretores com o
propósito, sempre necessário, de transmitir a importância da preservação da
memória da cultura yiddish através do cinema, bem como dos fragmentos de filmes
que sobreviveram ao genocídio da Shoah e dos aspectos centrais que emergem a
partir das narrativas.
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