Título: | ASSESSORIA DE IMPRENSA NO BRASIL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TRANSFORMAÇÕES | ||||||||||||
Autor: |
LUCIANA AZEVEDO PEREIRA |
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Colaborador(es): |
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO - Orientador |
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Catalogação: | 07/NOV/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61117&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61117&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61117 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em pouco mais de um século de história, o trabalho de relacionamento com a imprensa nas organizações privadas no Brasil se transformou, foi reivindicado por áreas distintas na comunicação e ganhou forma e força no mercado de trabalho. No entanto, a atividade ainda carece de embasamento legal e reflexão acadêmica, o que traz insegurança jurídica e parece impactar diretamente a formação dos profissionais que construirão suas carreiras nesta área. A fim de colaborar com esta discussão, o objetivo desta pesquisa é reconstruir o percurso da assessoria de imprensa no Brasil, recorrendo à memória e à oralidade de alguns dos personagens desta história. O trabalho busca entender como ser deu a “ação coletiva” (BECKER, 1977) dos profissionais da área, analisada em uma perspectiva desviante e do estigma, dentro do campo de possibilidades em que estavam inseridos. A partir deste entendimento, a investigação pretende estabelecer premissas para refletir sobre a comunicação nas organizações de forma ampla e conectada às necessidades do mercado, oferecendo um diagnóstico da área. Assim, propor caminhos de entendimento que visa unir as pontas que historicamente se desenvolveram afastadas: a legislação, o mercado e a academia em prol de uma contribuição efetiva para os estudos de Comunicação nos contextos organizacionais e para a formação mais adequada de profissionais para atuar no setor.
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