Título: | FATORES DA INTENÇÃO DE ADOÇÃO DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS PACIENTES | ||||||||||||
Autor: |
MARCUS FABIO RODRIGUES PEIXOTO |
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Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador JORGE BRANTES FERREIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 02/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59311 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A teleconsulta, como ferramenta tecnológica, pode gerar maior
acessibilidade a serviços de saúde de qualidade, além de servir para lidar com os
desafios de recursos na indústria da saúde. Pode também ser particularmente
relevante durante a pandemia de COVID-19, com o distanciamento social que
demanda novas soluções tecnológicas para a oferta de serviços de qualidade com
contato pessoal reduzido. Este trabalho propõe um modelo integrativo de aceitação
de tecnologia para avaliar os fatores determinantes da adoção de teleconsulta pelos
pacientes, alinhando construtos de caráter cognitivo e comportamental, oriundos do
modelo de aceitação de tecnologia, com outros construtos de natureza distintas: (i)
prontidão tecnológica, representando o fator de natureza tecnológica do modelo; e
(ii) confiança e autoeficácia, representando construtos relacionados com aspectos
específicos e relevantes na adoção de tecnologias em serviços de saúde. Para testar
e validar o modelo conceitual proposto, foi utilizada a modelagem de equações
estruturais com dados dos questionários de 415 consumidores. Os resultados
obtidos indicam relações significativas entre os construtos avaliados, com particular
relevância nos efeitos da utilidade percebida, antecedida pela confiança e prontidão
tecnológica, sobre atitude e intenção de uso da teleconsulta. O uso deste modelo
integrativo, com seis potenciais antecedentes, possibilitou explicar 67,7 por cento da
variância da intenção comportamental de uso dos respondentes. Os achados
também sugerem que o contexto pandêmico associado com o Covid-19 possa
influenciar o comportamento dos pacientes quanto à intenção de uso da
teleconsulta. Desta forma, os resultados obtidos fornecem avanços no debate da
aceitação de tecnologia nos serviços de saúde, ao propor um modelo integrativo e
potencialmente inédito de avaliação das intenções de uso, sobre a ótica dos
pacientes. Também servem como potenciais fontes orientadoras para organizações
de saúde e reguladores públicos, na formatação de estratégias para o futuro da
teleconsulta no Brasil no período posterior à pandemia de COVID-19.
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