Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MAS NEM É TÃO NEGRA ASSIM: LÓGICA DO BRANQUEAMENTO E O ENTRE DA RACIALIDADE
Autor: DENISY FERNANDA DE SOUSA SILVEIRA
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 29/NOV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56237&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56237&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56237
Resumo:
A pesquisa buscou refletir sobre as repercussões históricas da Iógica do branqueamento enquanto política, contextualizando-a no cenário brasileiro e entendendo seus desdobramentos. O caminho da presente pesquisa segue uma lógica histórica, debatendo a partir da literatura revisada dos campos da psicologia nas suas vertentes relacionadas ao racismo, branqueamento miscigenação e colorismo. Como meta esperada, esperamos expandir o entendimento teórico dos conceitos de branqueamento, tendo em vista que este, enquanto faceta do racismo, influencia no desenvolvimento dos processos de subjetivação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF