Título: | DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIAS DA MATEMÁTICA E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA ESCOLA BÁSICA | ||||||||||||
Autor: |
ANDERSON DE OLIVEIRA MELO SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
CHRISTINE SERTA COSTA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53661&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53661&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53661 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo deste trabalho é propor atividades experimentais, fundamentadas
na História da Matemática, que problematizem o conteúdo ensinado no 9º ano do ensino fundamental da escola básica, com base nos seus processos históricos de
produção provocando o diálogo entre duas abordagens que fundamentam o
presente estudo: a história da matemática e o ensino por atividades experimentais.
Acreditamos que esse diálogo possibilita o alcance de objetivos específicos
importantes: humanização da matemática possibilitando que alunos deste ano
de escolaridade compreendam a matemática como produto da necessidade
humana e significação da matemática promovendo o aprendizado através do
desenvolvimento de atividades práticas que tragam sentido e motivação à
aprendizagem de novos saberes. Três conteúdos tradicionais que constam no
currículo deste segmento são apesentados com base na conjugação simultânea
destas abordagens: o teorema de Tales, o teorema de Pitágoras e a equação do segundo grau. Para cada um deles, apresentamos uma abordagem histórica, levantamos reflexões importantes sobre construções e autorias e sugerimos atividades fundamentadas no diálogo entre história e prática como propostas a serem
desenvolvidas juntos aos alunos.
|
|||||||||||||
|