Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INDEPENDÊNCIA OU MORTE?: UMA VISÃO PSICANALÍTICA SOBRE A ANOREXIA
Autor: ALICE GALLAS STEPANSKY
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
Catalogação: 06/MAI/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52584&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52584&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52584
Resumo:
A presente dissertação consiste em uma análise teórico-psicanalítica da anorexia com enfoque nas questões relacionadas ao amadurecimento emocional na relação mãe-bebê, bem como nas questões envolvendo o trauma no amadurecimento psíquico. Primeiramente, será conceituada a anorexia tanto em sua vertente patológica quanto no uso da doença como uma maneira de manter-se vivo. Posteriormente, serão abordados os conceitos winnicotianos referentes à relação primordial materna com o indivíduo anoréxico. Por fim, serão apresentados os modelos do trauma pelo viés freudiano. O presente estudo discorre sobre a organização psíquica dos sujeitos comprometidos pela anorexia, olhando para as falhas do objeto primordial em um momento precoce do desenrolar psíquico, assim como a necessidade do indivíduo de usar a doença como uma forma de manter-se vivo e de tentar separar-se do objeto externo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF