Título: | TURBANTES E BONECAS ABAYOMI: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA ETINICIDADE AFROBRASILEIRA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS | ||||||||||||
Autor: |
BRUNA DE PAULA PEREIRA MARIA ALICE REZENDE GONCALVES |
||||||||||||
Colaborador(es): | --- | ||||||||||||
Catalogação: | 21/ABR/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | ARTIGO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52331&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52331&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.52331 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este artigo tem como objetivo descrever as ações educativas desenvolvidas por uma
blogueira e ativista negra, visando o fortalecimento da etnicidade afro-brasileira em
espaços escolares, com oficinas de turbantes e bonecas realizadas em uma escola
em Mesquita/RJ. Conclui-se que o ativismo digital possui um potencial educativo
na medida em que possibilita a difusão da informação sobre as questões ligadas à
valorização e ao fortalecimento da identidade negra, bem como a extensão dessas
ações no espaço presencial escolar. Isso contribui para o estreitamento dos laços
entre a escola e a comunidade no processo de implementação da lei n 10.639/03.
|
|||||||||||||
|