Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TURBANTES E BONECAS ABAYOMI: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA ETINICIDADE AFROBRASILEIRA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
Autor: BRUNA DE PAULA PEREIRA
MARIA ALICE REZENDE GONCALVES
Colaborador(es): ---
Catalogação: 21/ABR/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52331&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52331&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.52331
Resumo:
Este artigo tem como objetivo descrever as ações educativas desenvolvidas por uma blogueira e ativista negra, visando o fortalecimento da etnicidade afro-brasileira em espaços escolares, com oficinas de turbantes e bonecas realizadas em uma escola em Mesquita/RJ. Conclui-se que o ativismo digital possui um potencial educativo na medida em que possibilita a difusão da informação sobre as questões ligadas à valorização e ao fortalecimento da identidade negra, bem como a extensão dessas ações no espaço presencial escolar. Isso contribui para o estreitamento dos laços entre a escola e a comunidade no processo de implementação da lei n 10.639/03.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF