Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TENNESSEE WILLIAMS: A POTÊNCIA DRAMÁTICA DA IMAGINAÇÃO POÉTICA
Autor: ANTONIO GERSON BEZERRA DE MEDEIROS
Colaborador(es): PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE - Orientador
Catalogação: 03/NOV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50138&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50138&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50138
Resumo:
A dramaturgia de Tennessee Williams (1911-1983) é reconhecida por seu acentuado lirismo que se revela pela abundante presença de símbolos e de imagens poéticas. Este trabalho tem como objetivo demonstrar que esse recurso é utilizado por Williams para potencializar a experiência cênica. Esta dissertação é dividida em dois ensaios principais que tratam da memória e do desejo a partir do close reading, respectivamente, das peças O Zoológico de Vidro e Um Bonde Chamado Desejo. Por fim, este estudo visa demonstrar que a presença da obra do poeta Hart Crane na dramaturgia de Williams vai além das epígrafes e citações, alcançando o aspecto visionário da experiência poética e possibilitando uma nova abordagem da dramaturgia de Tennessee Williams.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF