Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TRAJETÓRIAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE: A BUSCA PELOS MARCOS PROVOCADORES DE MUDANÇAS
Autor: SIMONE HENRIQUES GONCALVES LIMA
Colaborador(es): SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - Orientador
Catalogação: 27/OUT/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50082&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=50082&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50082
Resumo:
Esta pesquisa visou compreender o processo de desenvolvimento da profissionalidade de professores em exercício no segundo segmento do ensino fundamental da educação básica, referenciados por seus pares. O objetivo foi identificar, em suas trajetórias, marcos provocadores de mudanças na prática desses professores, na perspectiva do desenvolvimento de uma autonomia e de uma posição de reconhecimento profissional. Para tal, os 16 profissionais selecionados se encontravam na fase da diversificação da vida profissional, proposta por Huberman tendo de 7 a 25 anos de tempo de serviço, sem especificidade de área e pertencente à diferentes redes de ensino públicas (municipal, estadual e federal) e privada, na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas com os professores indicados pela técnica de snowball, onde os entrevistados indicavam outros participantes de sua rede de conhecimento por identificarem neles alguns dos descritores que contribuem para a caracterização da profissionalidade docente, em acordo com os apontados pelos estudos de Roldão e Nóvoa. No decorrer do processo de investigação evidenciaram-se diferentes dimensões formativa, da trajetória, dos espaços e contextos, da prática, dos conhecimentos e das relações que interferem de forma diferenciada no desenvolvimento profissional, em acordo com os marcos vivenciados. Diante disso, conclui-se que o desenvolvimento da profissionalidade não ocorre de forma sequencialmente organizada, vai sendo modificado de acordo com os fatos, escolhas e ações que compõem cada trajetória, não cabendo uma conceitualização objetiva, pois esta se tensionaria com a diversidade de experiências. Porém, os marcos nas trajetórias destes professores forneceram indícios para uma reflexão acerca do processo continuum de formação e corroboram para o reconhecimento e valorização docente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF