Título: | PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTRAMONUMENTO | ||||||||||||
Autor: |
ANDRE WINTER NOBLE |
||||||||||||
Colaborador(es): | --- | ||||||||||||
Catalogação: | 01/OUT/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | ARTIGO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49722&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49722&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.49722 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Neste ensaio será pensada a ideia de contramonumento, palavra-conceito proposta como lugar de reinvindicação discursiva. Para tanto, recuperaremos a ideia de monumento, cara a teóricos como Alois Riegl e Jacques Le Goff, os quais relacionam o monumento a um lugar de presentificação da ausência. Outrossim, minimamente reaveremos as concepções de culpa e dívida, atinentes ao pensamento freudiano e benjaminiano, sobretudo fundamentais ao livro Totem e Tabu (1913); ao ensaio Capitalismo como Religião (1921), potência significativa expressa neste último sob o signo Schuld, vocábulo que, no alemão, remete tanto à culpa, quanto à dívida. Assim sendo, a devoção parece consistir nas carnações de um arcabouço constituído pela dívida e a culpa, sensações que dão poder e sentido aos monumentos erguidos ou definidos pelos sujeitos ideológicos, para recuperarmos a hipótese althusseriana.
|
|||||||||||||
|