Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PESSOAS TRANS NO SUS: NARRATIVAS DAS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE SUAS PERCEPÇÕES, LIMITES E DESAFIOS
Autor: ANA CAROLINA LIMA DOS SANTOS
Colaborador(es): NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES - Orientador
Catalogação: 16/SET/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49441&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49441&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49441
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo geral analisar a relação dos profissionais em formação nas residências multiprofissionais em saúde no que tange ao atendimento de pessoas trans em um hospital universitário do município Rio de Janeiro. Evidenciar o tema da transexualidade a partir do olhar das profissionais de saúde é fundamental para a construção de uma formação profissional e de uma educação permanente em saúde de qualidade que contribua para a criação de espaços de diálogos entre as profissionais de saúde e a população atendida. Para isto, este trabalho teve como objetivos específicos: 1) Identificar a percepção das profissionais de saúde em formação acerca das demandas das pessoas transexuais que comparecem aos serviços de saúde, 2) Analisar a interação entre profissionais de saúde e as pessoas trans no atendimento de suas demandas e 3) Analisar a incorporação e reificação da dimensão de gênero na formação da residência em saúde pública a partir do olhar das profissionais. Os episódios de atitudes discriminatórias contra as sexualidades consideradas desviantes da norma são recorrentes nos ambientes de saúde. Foram realizadas oito entrevistas individuais com profissionais de saúde residentes do segundo ano de formação dos programas de residência multiprofissionais. Na análise dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo das narrativas das profissionais de saúde entrevistadas, a partir de três categorias: Noções sobre transexualidade e demandas em saúde, atendimento às pessoas trans e interação com as profissionais de saúde e gênero e formação profissional. Observamos que as dificuldades de lidar com as questões relativas ao gênero e à sexualidade, especialmente à sexualidade feminina, faz com que as profissionais de saúde reduzam o impacto de suas ações. Os resultados apontam que a maneira como esses profissionais entendem e constroem as noções de gênero e sexualidade, torna-se uma das principais barreiras de acesso das pessoas trans aos serviços.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF