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Título: PRESENÇA, ESTÉTICA E MÍSTICA: SOBRE AS VIVÊNCIAS DOS LEITORES E DOS MÍSTICOS
Autor: JOSE CARLOS DE LIMA NETO
Colaborador(es): MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
Catalogação: 22/ABR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47622&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47622&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47622
Resumo:
A presente tese nasceu da seguinte observação: o leitor de literatura, ao se deixar levar pela obra, atendo-se ao seu ritmo, à sua ambiência, enfim, à sua trama, não disponibilizando demais a sua atenção para o sentido que subjaz ao texto, vivenciará momentos de verdadeira intensidade, pois estará inteiramente envolvido com o universo ficcional, a ponto de sentir a presença tangível daquilo que é evocado pela obra; o místico, ao colocar sua atenção na presença do divino, buscando adentrar em seu mistério, envolver-se-á a tal ponto com esta atmosfera sagrada que poderá vivenciar momentos intensos da presença realmente palpável de Deus. O cerne destas vivências está na relação espacial que o leitor tem com o texto e que o místico tem com o divino. Na tese, esta relação espacial é denominada de produção de presença, seguindo as concepções do teórico literário, Hans Ulrich Gumbrecht, sobre o tema. Demonstrar-se-á no decorrer dos capítulos deste trabalho a conjugação entre vivência mística e vivência estética, tendo por base os conceitos sobre os efeitos de presença. O liame entre estas vivências será abordado na tese a partir da leitura não interpretativa de crônicas e poemas de Cecília Meireles; procurou-se, a partir dos referidos textos, fazer apreciações que buscarão apontar os caminhos para os referidos momentos de intensidade. Por fim, cabe observar que as vivências estética e mística se dão a partir de verdadeiros exercícios práticos em que se destacam a educação dos sentidos e a disposição para contemplação, que em nível religioso está relacionado à busca de atenção no divino, e, em instâncias literárias, é a busca de uma concentração na obra, tendo em vista o encantamento, a apreciação e o deslumbramento por aquilo que é lido.
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