Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PRIORIZAÇÃO DE ANOMALIAS DE CÓDIGO RELEVANTES AO PROJETO DOS SISTEMAS DE SOFTWARE
Autor: ANDERSON JOSE SILVA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - Orientador
Catalogação: 31/MAR/2020 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47306&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47306&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47306
Resumo:
Sistemas de software provavelmente enfrentarão os chamados problemas de projeto. Um problema de projeto é o resultado de más decisões que podem afetar alguns atributos de qualidade importantes do sistema de software, como manutenção, desempenho e afins. Dada a típica falta de documentação do projeto, os desenvolvedores precisam confiar em sintomas que aparecem a nível de implementação para identificar e remover problemas de projeto. Um sintoma a nível de implementação geralmente se manifesta como uma anomalia de código, que se trata de uma microestrutura no programa possivelmente indicando a presença de (ou parte de) um problema de projeto. Grandes programas possuem centenas ou milhares de elementos (pacotes, classes, interfaces e afins) nos quais uma proporção significativa é afetada por anomalias. No entanto, muitas dessas anomalias não possuem relação com problemas de projeto, em outras palavras, elas não são anomalias relevantes ao problema de projeto. Desse modo, torna-se difícil e demorado priorizar os elementos anômalos do programa que são suspeitos de terem problema de projeto. Infelizmente, a literatura não fornece aos desenvolvedores heurísticas que auxiliem a priorização destes elementos de projeto suspeitos. Neste contexto, esta dissertação reporta dois estudos que objetivam auxiliar na elaboração de tais heurísticas, visando auxiliar o desenvolvedor nas decisões de priorização. O objetivo destas heurísticas é localizar uma pequena lista de elementos suspeitos de terem anomalias de código relevantes ao problema de projeto. Nosso primeiro estudo consiste em uma análise qualitativa para determinar os critérios utilizados pelos desenvolvedores para a priorização de elementos suspeitos de terem problemas de projeto. Com base nesses critérios, derivamos um conjunto preliminar de heurísticas de priorização. Nosso segundo estudo centrou-se na avaliação destas heurísticas. Como resultado, descobrimos que duas das nove heurísticas alcançaram os melhores resultados de precisão. As melhores heurísticas são baseadas em dois critérios: diversidade de anomalias e granularidade das anomalias. Nossas descobertas sugerem que fomos capazes de obter uma primeira abordagem promissora para apoiar os desenvolvedores na priorização de elementos com anomalias de código relevantes ao projeto de software.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF