Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TORNAR-SE LÍDER, DESENVOLVER LIDERANÇA: DINÂMICAS IDENTITÁRIAS DO LÍDER EM UM CONTEXTO DE COACHING
Autor: JEANE RODRIGUES LUCENA NIEMEYER
Colaborador(es): FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - Orientador
Catalogação: 04/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46706&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46706&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46706
Resumo:
O desenvolvimento da liderança envolve a identidade de líder, que pode ser analisada a partir de diferentes perspectivas e abordagens teóricas. Uma delas, utilizada nesta tese, assume o desenvolvimento da identidade na construção social, ou seja, na reflexividade do indivíduo e, sobretudo, nas constantes interações com os outros. Para essa perspectiva, são aspectos centrais ao desenvolvimento do líder o autoconceito e a identidade. Considerando que é fundamental compreender como tal processo ocorre em contextos de desenvolvimento da liderança, e assumindo que tais contextos são campos férteis para a observação das dinâmicas identitárias do líder, esta tese tem como objetivo compreender tais dinâmicas em um contexto de coaching para desenvolvimento da liderança. Uma vez que o fenômeno é pouco explorado pela literatura, utilizou-se o método da Grounded Theory com orientação construtivista, capturando assim as representações de coaches, líderes e liderados entrevistados. A partir dos dados analisados, esta tese apresenta um framework teórico que busca compreender e explicitar as dinâmicas identitárias no desenvolvimento de líderes, explorando elementos nos níveis intrapessoal, interpessoal e contextual.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF