Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EXEGESE MEDIEVAL DO LIVRO DO APOCALIPSE: ALGUMAS TRAJETÓRIAS DE UMA HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO
Autor: PEDRO PAULO ALVES DOS SANTOS
Colaborador(es): ---
Catalogação: 14/DEZ/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46371&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46371&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.46371
Resumo:
Neste espaço de compendium joanino intento expor algumas das características das práticas literárias e exegéticas em torno do livro do Apocalipse no âmbito da tradição latina e medieval. Perguntamo-nos neste contexto, quem eram os produtores de interpretação apocalíptica (monges, bispos e eruditos)? Em que sociedade se produziu esta busca e que necessidade se impunha de interpretar e atualizar as profecias do último livro do Cânon? Quem são os leitores a quem se dirige uma produção tão específica e inquietante? Quais comentaristas e comentários se ocuparam do Livro do Apocalipse na chamada Idade Média?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF