Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CAMINHOS DA LITERATURA NA INTERNET: O BOOKTUBE E A PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA
Autor: ANA CAROLINA BARBOSA CARPINTERO
Colaborador(es): VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Catalogação: 11/OUT/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45740&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45740&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45740
Resumo:
Ebooks, audiolivros, adaptações para séries, filmes e jogos, aplicativos de discussão de leitura, redes sociais para leitores e conteúdo de nicho sob demanda a um clique de distância. Nesta nova dinâmica de fluxo de narrativas na era da convergência, um grupo de internautas produz vídeos para compartilhar sua experiência de leitura de livros na plataforma YouTube: os booktubers. Objeto desta pesquisa, o booktube – comunidade formada por produtores e espectadores dos vídeos – aponta para novas relações com a literatura entre a geração de nativos digitais. O caminho traçado nesta investigação propõe três momentos: o antes, um levantamento sociocultural e tecnológico de fatores que levam os leitores a falar de livros na internet; o durante, uma análise do conteúdo que é produzido pela comunidade e sua relação com a crítica literária, a mediação de leitura e o mercado editorial; e o depois, um estudo de caso de usos institucionais do booktube como incentivo à formação de leitores e promoção de cultura. As discussões propostas são baseadas na cultura participativa, na de nicho e na da convergência, nos conceitos de transmídia e mediação de leitura e na perspectiva do jornalismo cultural e dos estudos culturais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF