Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EU NASCI ASSIM: UMA ANÁLISE SUBCULTURAL DA CULTURA DE FÃS DE LADY GAGA E BEYONCÉ NO RIO DE JANEIRO
Autor: LIVIA PESSANHA BOESCHENSTEIN SANTOS
Colaborador(es): CLAUDIA DA SILVA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 23/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38267&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38267&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38267
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo estudar a cultura de fãs no Rio de Janeiro, suas formas de comunicação e de interação com a cidade. Este estudo também se concentra em entender de que maneira os fãs percebem seus ídolos, uma vez que estes se apresentam perante a sociedade e a mídia, muitas vezes, como seres superiores e/ou indefectíveis. O ato de ser fã é um fenômeno já bastante investigado por alguns teóricos e, por outro lado, carrega significados, por vezes, pejorativos, quando tratado pelo senso comum e por alguns contextos midiáticos. Utilizando a abordagem dos estudos subculturais em uma etnografia foi possível constatar que o impacto das divas do pop estudadas, Lady Gaga e Beyoncé, em suas respectivas fandoms, Little Monsters e Beyhive, dá-se em âmbitos não só de entretenimento, mas, acima de tudo, subjetivos. A cultura de fãs atua como criadora de grupos sociais altamente organizados no mundo digital e no mundo real, capazes de promoverem bem-estar e debates políticos e ideológicos de forma a estimular a reflexão sobre as minorias às quais pertencem e a luta contra os mais diversos tipos de discriminação sofridos pelos participantes das fandoms.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF