Título: | O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO |
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Colaborador(es): |
ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38070 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação tem como objetivo entender como os professores analisam
o conteúdo dos produtos audiovisuais que assistem pela televisão e como isto pode
interferir na sala de aula. A televisão é um meio de comunicação popular que se
constituiu ao longo dos anos como um importante instrumento de homogeneização
de hábitos, comportamentos e valores das sociedades contemporâneas. Saber o que
os professores vêem na TV, do que gostam, do que não gostam e analisar como
eles avaliam a qualidade e a relevância da programação televisiva são alguns dos
principais questionamentos desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi
realizada com professores da rede pública do Rio de Janeiro que participaram de
cursos de capacitação em mídia-educação. A partir de entrevistas individuais e das
respostas do questionário formulado para a pesquisa Juventude e mídia: contextos
escolares e sociais, desenvolvida pelo GRUPEM - Grupo de Pesquisa em
Educação e Mídia e pelo LAEd - Laboratório de Avaliação da Educação,
analisamos o consumo cultural dos professores e suas práticas cotidianas,
principalmente os modos de uso da televisão. Os resultados foram analisados a
partir da teoria de Jesús Martin-Barbero, Guillermo Orozco Gómez e dos estudos
de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia é ativo e interage
na relação com meios de comunicação. Relação que é mediada por vários tipos
diferentes de mediações culturais. Esta pesquisa identificou que os professores
interagem com poucas fontes de mediação cultural no cotidiano deles e isto pode
interferir negativamente na relação com os conteúdos da televisão.
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