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Título: O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO
Autor: CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 20/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38070
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo entender como os professores analisam o conteúdo dos produtos audiovisuais que assistem pela televisão e como isto pode interferir na sala de aula. A televisão é um meio de comunicação popular que se constituiu ao longo dos anos como um importante instrumento de homogeneização de hábitos, comportamentos e valores das sociedades contemporâneas. Saber o que os professores vêem na TV, do que gostam, do que não gostam e analisar como eles avaliam a qualidade e a relevância da programação televisiva são alguns dos principais questionamentos desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com professores da rede pública do Rio de Janeiro que participaram de cursos de capacitação em mídia-educação. A partir de entrevistas individuais e das respostas do questionário formulado para a pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais, desenvolvida pelo GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia e pelo LAEd - Laboratório de Avaliação da Educação, analisamos o consumo cultural dos professores e suas práticas cotidianas, principalmente os modos de uso da televisão. Os resultados foram analisados a partir da teoria de Jesús Martin-Barbero, Guillermo Orozco Gómez e dos estudos de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia é ativo e interage na relação com meios de comunicação. Relação que é mediada por vários tipos diferentes de mediações culturais. Esta pesquisa identificou que os professores interagem com poucas fontes de mediação cultural no cotidiano deles e isto pode interferir negativamente na relação com os conteúdos da televisão.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF