Título: | APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS | ||||||||||||
Autor: |
VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES |
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Colaborador(es): |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador |
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Catalogação: | 01/FEV/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36412 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O mercado Pet pode ser considerado grande, assim como, indica um forte crescimento. Entre 2011 a 2016, este mercado cresceu 6,9 bilhões de reais, o que gera uma grande motivação de investir em iniciativas neste setor. Este trabalho propõe a utilização de uma metodologia multicritério para a escolha de locais para a instalação de uma pet shop e expansão de sua rede, baseando-se em fatores de decisão relevantes para a zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A utilização desta metodologia engloba, considera e pondera os critérios de maneira agregada sendo eles estratégicos e mercadológicos, tais como: potencial de demandas, concorrentes locais e seus escopos de atuação, fluxo de pessoas/clientes, assim como, os perfis dos clientes e suas necessidades, de maneira que todos os fatores possam ser considerados na tomada de decisão de localização de pontos comerciais para expansão de Pet shops e veterinárias. Foram levantados e estudados aspectos com relação à localização de unidades de serviços e varejo e facilidades de infraestrutura em ambientes competitivos, assim como, os principais modelos de decisão das duas escolas tradicionais neste campo, os da escola europeia (métodos ELECTRE e os métodos PROMÉTHÉE), e os da escola americana (métodos: MAUT, AHP e MACBETH). Além desses modelos, outros, como o SAW (Simple Additive Weighting), que não pertence às duas escolas, e
foi o método mais utilizado de 2003 a 2013 para tomadas de decisões com relação à seleção de local de instalação de pontos de varejo, também foi estudado, inclusive este, foi o modelo escolhido para a realização deste trabalho. Também foram analisados no estudo um caso de implantação do modelo para o mercado de drogarias, englobando a venda de produtos e serviços no ponto de venda. O resultado obtido foi um ranking de possíveis localidades para instalação de pontos comerciais de Pet shops e Veterinárias, considerando os critérios, pesos adotados e notas finais atribuídas a cada bairro.
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