Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELAGEM ASSISTIDA DE LOBOS TURBIDÍTICOS BASEADA EM DADOS DE TESTES DE FORMAÇÃO
Autor: THIAGO DE MENEZES DUARTE E SILVA
Colaborador(es): SINESIO PESCO - Orientador
ABELARDO BORGES BARRETO JR - Coorientador
Catalogação: 29/JAN/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36335&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36335&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36335
Resumo:
Correntes de turbidez são correntes gravitacionais turbulentas transportando grãos em alta velocidade e formando uma solução de água e sedimentos esparramados, sendo responsáveis pela formação de um tipo de reservatório petrolífero. O lobo turbidítico é um importante elemento arquitetural nos reservatórios turbidíticos e neste trabalho propomos uma modelagem assistida deste objeto, a partir de dados de pressão medidos durante um teste de formação. Para isto, foi desenvolvido um método de estimar as permeabilidades e parâmetros geométricos dos lobos com auxílio do simulador IMEX da CMG e da interpretação assistida do teste de formação simulado, utilizando como base os dados de pressão extraídos de testes de formação de referência. Na modelagem do lobo turbidítico incluímos a alocação de uma superfície de base.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF