Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EM BUSCA DA FELICIDADE: O CINEMA E A UTOPIA DO BOM, DO BEM E DO MELHOR
Autor: NEY COSTA SANTOS FILHO
Colaborador(es): MIGUEL SERPA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 28/JAN/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36307&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36307&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36307
Resumo:
O Cinema é um organismo vivo que está entre os homens e as coisas e alguns de seus movimentos são de procura de um sentido para aquilo que nos acontece no intervalo entre e chegada e a partida; a busca da felicidade, o reencontro com o outro e o mundo. O trabalho procura as linhas comuns e às que diferem às comédias americanas dos anos 30 e 40, estudadas Stanley Cavell, às comedias brasileiras no final dos 50 e aos dois Pequenos Dicionários Amorosos, filmes de 1997 e 2016. Há em comum entre eles o impulso de seus personagens de tornarem-se melhores, de reconhecer a existência do outro e superar o ceticismo que nos paralisa e confina à impossibilidade do conhecimento. Ao reconhecer e aceitar os limites da existência e do conhecimento a Comédia não nos lança no ceticismo, nem nos faz rir da vida, o que seria cinismo, mas, sim, nos ensina a rir na vida e nos liberta.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF