Título: | PSICOLOGIA SOCIAL NA SACOLA DE COMPRAS: RELAÇÕES ENTRE PERSONALIDADE, INFLUÊNCIA SOCIAL E A COMPRA POR IMPULSO | ||||||||||||
Autor: |
SIBELE DIAS DE AQUINO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador SAMUEL LINCOLN BEZERRA LINS - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/DEZ/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35833&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35833&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35833 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A compra por impulso acontece sem reflexão, espontaneamente, e pode ter vários antecedentes. O objetivo desta dissertação foi testar o poder preditivo dos cinco grandes fatores de personalidade sobre a compra por impulso. Para tanto, realizaram-se dois estudos em que 1296 brasileiros, de todos os estados da federação, responderam a um questionário via internet. O estudo 1 teve o objetivo de buscar evidências de validade de um instrumento para aferir a tendência de comprar impulsivamente. Foram encontradas correlações positivas entre a tendência de comprar por impulso, a influência social normativa e traços de impulsividade do consumidor. O instrumento também foi capaz de diferenciar pessoas que fazem lista de compras das que não fazem, e pessoas que preferem ir às compras sozinhas das que preferem comprar acompanhadas. As evidências encontradas suportam o uso do instrumento para o contexto brasileiro. No segundo estudo, foi realizada uma regressão linear múltipla para testar se personalidade e influência social prediriam a compra por impulso. As variáveis investigadas explicaram 23 por cento da variância da compra por impulso. Entre preditores significativos positivos destacaram-se a influência social normativa e o fator de Neuroticismo de personalidade; entre os negativos, destacaram-se o hábito de fazer lista de compra e o fator Conscienciosidade de personalidade. Os resultados confirmam o poder preditivo de fatores de personalidade, influência social e hábitos de consumo sobre o comportamento de compra por impulso. Este estudo aprofunda os achados psicológicos sobre comportamentos de compra, alavancando a disseminação do conhecimento tanto para pesquisadores, quanto para profissionais interessados no tema.
|
|||||||||||||
|