Título: | CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA | ||||||||||||
Autor: |
BHEATRIX BIENEMANN FAVERO |
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Colaborador(es): |
JULIANE CALLEGARO BORSA - Orientador |
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Catalogação: | 11/JUN/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34139 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela prática científica ao mundo nos últimos anos, os profissionais e estudantes da Psicologia ainda se mostram resistentes ao uso do método científico na área. As origens de tais objeções e as variáveis que as influenciam ainda são incertas, fazendo-se necessário estudos que busquem investiga-las. A ideia principal apresentada neste estudo é a de que as concepções de ciência e método científico entre os profissionais e estudantes brasileiros de Psicologia são insuficientes. Para se testar as hipóteses derivadas dessa ideia, buscou-se avaliar essas concepções por meio de duas perguntas abertas sobre o tema e um questionário sociodemográfico. A amostra de respondentes ficou composta por 791 pessoas, estudantes (n = 407) e profissionais (n = 384) de todo Brasil, com idades entre 17 a 67 anos (M = 29,07; DP = 9,02), sendo 68,5 por cento do sexo feminino. As respostas foram analisadas por meio da Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondências, com o auxílio da interface IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os participantes possuem concepções muito diversas em relação à ciência e ao método científico, predominando a noção de que a ciência é um método de aquisição de conhecimento, porém sem entrar em muitos detalhes sobre como se dá o funcionamento desse método. Ressalta-se a importância de um aprendizado aprofundado sobre metodologia científica nos cursos de Psicologia.
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