Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Autor: BRUNO EDUARDO MARQUES MENDES
Colaborador(es): ANDREA CHERMAN - Orientador
Catalogação: 20/JUL/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30616&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30616&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30616
Resumo:
Diante do atual cenário de constantes mudanças organizacionais, muitos autores têm se dedicado ao estudo e pesquisa em gerenciamento de projetos, objetivando contribuir para o processo de mudanças implementadas por meio de projetos. Partindo do pressuposto de que a comunicação é a arena na qual as pessoas e a própria organização podem criar sentido (WEICK, 1995), essa dissertação propôs-se a compreender como a comunicação é percebida pelos indivíduos e como esta afeta os processos de criação de sentido quando estes indivíduos participam de um processo de mudança organizacional provocado por um projeto de implementação de um ERP - Enterprise Resource Planning. Foi realizada uma pesquisa de campo tomando-se um projeto de implementação de ERP como estudo de caso. A comunicação do projeto foi analisada primeiramente sob uma perspectiva positivista, e posteriormente realizou-se um contraponto, no qual o presente trabalho se aprofundou, com uma perspectiva interpretativista, utilizando o modelo teórico proposto pela Escola de Montreal. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância do papel da comunicação como constitutiva do projeto e da própria organização (TAYLOR e CASALI, 2010).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF